Museu de Arte do Rio

Foto: MAR

Uma coisa que eu realmente gosto de fazer é frequentar exposições. Já rodei esse Rio de Janeiro quase todo indo a museus, centros culturais e galerias de arte, e com isso venho colecionando ótimas experiências, conhecendo lugares novos e aprendendo mais sempre.

É comum ver gente por aí falando que museu é chato, coisa de velho, entre outras coisas do tipo, mas eu super acho que vale a pena largar os estereótipos e dar uma chance, afinal, existem diversas exposições por aí, diversos museus/centros culturais etc. Sem contar que pensar "museu = quadros na parede" é completamente errado (apesar dos quadros na parede serem super legais também ok). Além de existirem várias exposições diferentes e divertidas, em muitos tem cinemas, teatros, fora os eventos super legais, e eu acho que qualquer pessoa pode tirar proveito disso, afinal, a cidade é nossa, os locais são nossos, e a gente tem que aproveitar tudo o que tem direito!

E depois dessa pequena introdução meio apelo, meio desabafo hehe, abro aqui uma nova categoria de posts, onde conto um pouquinho de todos esses museus, centros culturais, eventos e seja mais lá o que for relacionado a arte/cultura que tem aqui na cidade maravilhosa. E olha, tem um montão viu? Essa cidade é maravilhosa demais mesmo.

Pra começar, escolhi um museu que mora no meu coraçãozinho, o Museu de Arte do Rio, aka MAR. O MAR fica ali na Praça Mauá, no Centro, do ladinho do Píer Mauá, e vizinho do futuro Museu do Amanhã que deve ser inaugurado até o meio desse ano, então se cê for preguiçoso pode esperar um cadinho, daí já visita os dois e mata dois coelhos com uma cajadada só hahaha. A localização atualmente não é das melhores coisas já que a região portuária tá em processo de revitalização e tudo mais, mas as promessas são deixar tudo lindo pra chuchu até 2016, e se ficar igual as maquetes que tem no MAR, vai ficar bonito mesmo viu (se quiser saber mais clique aqui). 

Bom, o MAR é um bebêzinho, foi inaugurado em março de 2013, ou seja, tem nem dois aninhos ainda, mas tem tantos projetos e tanto amor envolvido que parece que tem muito mais idade. Peguei apego por esse museu recentemente, quando comecei a fazer um curso lá e tive mais conhecimento do que rola e tudo mais.
O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar. (créditos)
Então, o museu ocupa dois prédios: A Escola do Olhar e o Palacete Dom João VI. No primeiro acontecem cursos, workshops, palestras e seminários; no segundo é onde acontecem as exposições. Suas exposições integram arte, educação e história, tendo obras de épocas variadas, porém, pode-se dizer que o foco é a arte contemporânea, mas varia da exposição apresentada. Existem quatro pavimentos de salas expositivas, e atualmente acontecem cinco exposições: Museu do Homem do Nordeste, Guignard e o Oriente, entre o Rio e Minas, Do Valongo a Favela: imaginário e periferia, Paisagens Não Vistas - Marcos Chaves, e Zona de Poesia Árida.

É possível agendar visitas, tendo diversos eixos temáticos de visitação que variam dependendo do grupo que vai visitar. Mas pra quem não está em um grupo, não quer agendar visita ou algo do tipo, existem visitas todos os dias de 11h às 12h30 e de 16h30 às 18h00, onde o público que estiver por lá pode ter uma visita guiada por um educador, que é chamada de "Conheça o MAR".

Além das exposições também acontecem outros eventos paralelos no museu, como o "MAR de Música", que está acontecendo atualmente. É um evento em parceria com o Circo Voador (casa de shows aqui do RJ que também mora no meu coraçãozinho), onde a cada 15 dias, durante as sextas, acontecem apresentações musicais e festas. Infelizmente o evento já está no final, mas aconteceu desde novembro, e o próximo e último dia será 6 de fevereiro, com o grupo Escravos do Mauá, em comemoração ao carnaval.

Particularmente eu gosto muito da proposta do museu de ter a educação como um dos seus pilares, e sou apaixonada por todos os projetos existentes lá. É difícil falar tudo, senão o post ficaria grande demais e cês já devem estar de saco cheio de mim falando hehe, mas garanto que vale a pena fazer uma visita! Como qualquer museu, é aberto a todos, mas na minha opinião, o MAR consegue acolher as pessoas e trazer um sentimento de pertencimento de um jeitinho diferente.

  • O museu abre às terças de 10h às 19h, e de quarta a domingo de 10h às 17h.
  • A entrada é 8 reais, com meia entrada para estudantes, pessoas com até 21 anos, pessoas com deficiência ou servidores públicos.
  • Às terças-feiras a entrada é gratuita para todos.
  • Pra quem quiser saber mais, vale dar uma olhada no site: http://www.museudeartedorio.org.br/


Deixem nos comentários se curtiram esse tipo de post, assim eu e as outras meninas podemos saber se continuamos postando locais que curtimos nas nossas cidades!

12 comentários:

  1. Oi Ale,
    Quero muito conhecer o Rio, e legal essa tua dica... quando eu for praí, se der tempo quero visitar o Museu de arte.

    Beijocas lindinha.
    www.gabicristine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Vem conhecer o Rio sim, sou suspeita pra falar, mas tem muita coisa linda por aqui haha Beijo

      Excluir
  2. Sou apaixonada por museus e fico triste que aqui em Vitória não tem nenhuma coisa do tipo :/
    Enfim, o MAR é liiiiiindo, ótima indicação
    .Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não tem museus em Vitória? Ou são poucos? Que pena :/ Mas quando quiser turistar aqui no Rio tem vários pra ir! hahaha Aliás, curti seu blog! Beijo

      Excluir
  3. Também adoro museus
    Vou colocar o MAR na minha lista

    :*
    beijoo,
    Dressa
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto bastante de visitar exposições, nunca visitei o Mar por questões de distância, mas pretendo visitá-lo quando for ao rio.
    Beijos,
    http://teoremaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo! Então quando vier aqui não esquece de colocar no roteiro haha beijo

      Excluir
  5. Ai, esse Rio de Janeiro... <3 Sempre lindo!! uhushaush
    Ameiii o post!
    Beijos e fique com Deus!!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita pra falar, mas o Rio é lindo mesmo! hahaha Fico feliz que gostou do post! Obrigada! Beijo

      Excluir
  6. Ficou lindo mesmo!
    irei visitar na próxima viagem pro Rio <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visita sim, lá é só amor! haha Aliás, queria dizer que acho seu blog uma gracinha ♥ Beijo!

      Excluir

 
Oito Estações © Tema base por So Kawaii. Design por Mariana e Isabella | Tecnologia do Blogger.