Sobre os melhores filmes do Oscar 2015

Ok, dia 22 tem o Oscar e como boa apreciadora das artes, pseudo-cinéfila e metida a crítica que eu sou, eu assisto todos os filmes antes da premiação, julgo todos e escolho o meu preferido. Devo dizer que meus conhecimentos sobre categorias técnicas (fotografia, cenário, iluminação, etc e tal) beira ao nulo, então eu só julgo pelo filme em si mesmo. História, roteiro, atuação, essas paradas, e claro, meu gosto pessoal, apesar de tentar sempre deixar essa parte de lado porque como boa estudante de História da Arte, aprendi nas minhas aulas de Estética que o gosto pessoal não deve contar na hora de julgar alguma coisa, mas quem consegue isso 100% né não?

Vou falar um cadinho sobre cada um dos filmes indicados a melhor filme, em ordem de preferência só que ao contrário. "Hã? Como assim ao contrário?" Isso quer dizer que vou começar falando dos chatos e deixar o melhor pro final, então se quiser pular fique a vontade. Brincadeirinha, fica não, porque na real não teve nenhum filme que eu desgostei. Enfim, já tô falando demais, vamos lá. (cuidado, talvez tenha spoilers)

1. Sniper Americano
Uma das várias biografias que estão concorrendo, mas a que eu menos gostei. Talvez pela temática de guerra e tal, não sou muito fã desse tipo de filme, e nem tem tanta cena de guerra, tiros, explosões e tudo mais, achei meio parado. Mas bom, o filme foi adaptado do livro "American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History", e conta a história de Chris Kyle (Bradley Cooper), um atirador de elite do exército americano que matou mais de 150 pessoas em guerra, recebendo várias condecorações. Bom, eu tenho motivos pessoais pra não gostar desse filme, também não vou com a cara do Bradley Cooper, o que não ajuda hehe, mas ignorando isso, acho que se você gostar de um filme de guerra é legal. E achei interessante a abordagem da vida pessoal dele, como isso atingiu emocionalmente ele e a família, e o que ele usou de "escape" pra continuar vivendo a vida sem peso na consciência no final. Independente de qualquer coisa é um cara admirável, e acho que o filme é bom no que se propõe. Só fiquei curiosa com a morte dele, porque não explica muita coisa. Enfim, não acho que vá ganhar a estatueta de melhor filme, nem de melhor ator, quem sabe uma das outras.

2. O Jogo da Imitação
A cinebiografia conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), matemático responsável por desenvolver o Teste de Turing na Segunda Guerra Mundial, que possibilitaria analisar todos os códigos do Enigma em 18 horas, permitindo aos ingleses descobrir todas as ordens alemãs que eram enviadas antes de serem executadas. Achei o filme bacana, e confirmei que Alan Turing era um gênio, mas biografia por biografia, curti mais A Teoria de Tudo. Apesar disso, é um filme legal, prendeu minha atenção, e a história dele é cativante. Gostei bastante das partes focadas na vida pessoal dele, sendo um personagem homossexual que foge dos padrões do que é retratado normalmente, e mostrando a forma como a sexualidade era tratada na época e como isso afetou bruscamente na vida dele. Gostei, mas não acho que ganha como melhor filme, nem que o Benedict ganha como melhor ator, até porque passei o filme todo pensado que ele tava fazendo o mesmo que faz em Sherlock, e gostei da Keira Knightley, mas acho que ela também não leva a estatueta. Se seguir a linha do Globo de Ouro, pode ser que ganhe de melhor trilha sonora original.

3. Selma - Uma Luta pela Igualdade
Selma, acima de uma cinebiografia de Martin Luther King Jr. (David Oyelowo), é um filme histórico sobre as marchas realizadas por ele e outros ativistas a favor dos direitos eleitorais igualitários para negros e brancos, retratando a luta do movimento negro americano pelos seus direitos após o fim da segregação. É um filme muito bonito, com personagens fortes e marcantes, e mostra como a figura de Martin Luther King Jr. foi - e porque permanece - importante. Eu adoro filmes que tratam de histórias reais, ainda mais de momentos históricos que fizeram diferença na vida de tantas pessoas e ainda fazem, e achei que o filme não pecou em nada do que era proposto. Infelizmente foi um tanto quanto deixado de lado pela Academia, levando apenas a indicação de melhor filme, da qual não deve ganhar, e de melhor música original, que eu tô torcendo muito que leve porque Glory é uma música maravilhosa. Além disso, pecaram ao não indicar David Oyelowo como melhor ator, que foi muito melhor que o Benedict Cumberbatch em O Jogo da Imitação, na minha opinião.

4. Birdman
Tenho que dizer que acho que não estou apta pra falar tanto desse filme porque quando eu fui no cinema assistir eu quase cochilei em algumas partes hehe Mas não foi por ser ruim não, foi azar de estar muito cansada e assistir o filme a noite mesmo. A história é sobre Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que recusa interpretar pela quarta vez o super herói de sucesso Birdman no cinema, e vê a sua carreira decair. Sabem aqueles cantores de um hit só? Então, ele é o ator de um personagem só. Depois que ele recusa continuar com Birdman, ele resolve trabalhar com direção e roteiro e adaptar uma peça da Broadway, mas nisso o cara não consegue recuperar a fama e ainda começa a ouvir vozes e tal. O filme é bem louco, e é um desses que eu vejo muita gente falando que não entendeu o final, mas eu não vou explicar por dois motivos; primeiro que seria muito spoiler; segundo porque eu acho que não é pra entender mesmo, é um final em aberto e tal. Apesar de estar cansada quando vi, achei a história muito boa e original, e se eu não estivesse torcendo para O Grande Hotel Budapeste, diria que Birdman tem tudo pra ganhar a categoria de roteiro original. Não acho que os atores indicados vão ganhar a estatueta, e nem que o filme vá levar a de melhor filme, mas talvez ganhe algum prêmio técnico.

5. A Teoria de Tudo
Se você não pulou os anteriores, sabe que essa foi a cinebiografia que eu mais gostei. O filme conta a história maravilhosa do físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), mostrando como ele chegou às suas descobertas sobre o tempo, levando-o a ser um dos cientistas mais renomados do mundo, além de abordar seu romance com Jane Wide (Felicity Jones). Particularmente, achei o filme lindo, eu não sabia tanto sobre a história do Stephen Hawking e achei incrível, e assim como em O Jogo da Imitação, só pude confirmar que o cara era um gênio. Além disso, o filme retrata o desenvolvimento da doença motora dele, e como ele se adaptou a isso, mostrando como ele nunca parou de viver por isso. É uma história muito bonita e inspiradora, a atuação do Eddie Redmayne foi incrível, impecável, esse cara merece o Oscar assim como mereceu os prêmios de melhor ator no Globo de Ouro e SAG Awards. Também gostei muito da Felicity Jones, mas baseando nas outras premiações, provavelmente Julianne Moore deve levar a estatueta de melhor atriz, por Para Sempre Alice.

6. Whiplash: Em Busca da Perfeição
Queria avisar de antemão que esse e os dois próximos se tornaram alguns dos meus filmes preferidos, então vou puxar sardinha mesmo! hehe Brincadeirinha. Mas de boa, desses filmes eu não tenho nadinha pra reclamar, apaixonei mesmo. Whiplash conta a história do menino Andrew (Miles Teller), que é baterista e sonha em ser o melhor de todos, marcar sua geração e tudo mais, assim como vários fizeram no mundo da música. Quem me conhece sabe que eu adoro música e adoro filmes, então filmes sobre música/músicos são tipo, mozão da vida pra mim, e Whiplash não foi diferente. Quando eu fui assistir nem sabia direito sobre o que era, só que era um filme sobre um baterista, e nem esperava nada, mas quando começou me prendeu muito a atenção, e eu não tirei os olhos da tela do cinema por um segundo! Mas então, continuando a história, o Andrew estuda na melhor escola de música dos Estados Unidos, e consegue chamar a atenção do professor Terence Fletcher (JK Simmons), sendo chamado para fazer parte da orquestra principal da escola. Com isso, o professor que tinha a fama de cobrar muito de seus alunos, começa a cobrar tanto de Andrew que beira ao abuso (ou melhor, é completamente abusivo), fazendo com que o garoto fique obcecado com a ideia de ser o melhor de todos, e aí é ver o filme hehe. Eu não acho que vá ganhar na categoria de melhor filme, mas super aposto no JK Simmons como ator coadjuvante, e talvez em alguma categoria técnica.

7. O Grande Hotel Budapeste
Filme do meu queridinho Wes Anderson, dono dos filmes mais visualmente lindos que eu já vi. Aliás, super apostaria nele pra ganhar como diretor, mas tô achando que o Linklater (Boyhood) ganha essa. Eu amo o que Wes Anderson tem feito nos seus filmes mais recentes, combinando todas as cores nos cenários, parecendo até meio obsessivo, mas fica tudo tão bonitinho, gente! hahaha. Mas não é só isso que me agrada não, as histórias dos filmes dele também são muito boas, e é tudo extremamente Wes Anderson, sei nem explicar, só assistindo pra entender. Mas sobre Grande Hotel, foi o primeiro filme desses que eu vi, e o único que já vi pelo menos umas três vezes, quando assisti pela primeira vez nem sabia que seria indicado ao Oscar. Se passa no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, onde o gerente de um hotel conhece um garoto e o contrata para ser seu lobby boy (uma espécie de assistente), e os dois se tornam amigos e vivem algumas aventuras. O filme tem um humor típico do diretor, e é muito bonito visualmente como eu já falei. É divertido de assistir ao mesmo tempo que agrada aos olhos, e eu aposto que será querido nos prêmios técnicos e roteiro original.

8. Boyhood - Da Infância à Juventude
Falei que os três últimos eram meus preferidos, mas Boyhood ganha meu coração, e acredito que a estatueta de melhor filme também. Divisor de opiniões, é comum ver gente achando incrível e maravilhoso, enquanto o vizinho do lado acha entediante e sem roteiro. Particularmente, achei uma obra de arte e Richard Linklater só me fez apaixonar por mais um de seus filmes, confirmar que ele é um dos meus diretores favoritos no mundo, e ficar no aguardo de mais filmes dele para chamar de preferidos. Boyhood é um filme sobre o cotidiano, talvez por isso tanta gente ache entediante, porque é realista, e a realidade não tem ação, aventura, nem é empolgante 24 horas por dia. Pra mim o ponto forte do filme são os diálogos, assim como na trilogia Before, do mesmo diretor. O Linklater sabe fazer diálogos e situações em que o espectador consegue se identificar, é realista, concreto. Quem vê Boyhood com certeza já passou por alguma coisa ou sentiu o mesmo que o Mason (Ellar Coltrane) em algum momento. O filme se passa durante 12 anos da vida do menino, "da infância a juventude", e também foi gravado em 12 anos, reunindo o elenco por um período de dias a cada ano para as filmagens. Na minha opinião não é superestimado, mereceu o Globo de Ouro de melhor filme, e merece o Oscar. Além disso, baseado nas outras premiações, Patricia Arquette, que interpreta a mãe de Mason, deve ganhar como melhor atriz coadjuvante, o que eu também considero justo.

E você, já assistiu os filmes do Oscar também? Quais são as suas apostas? Comentem!

* A cerimônia de entrega do Oscar acontece dia 22 de fevereiro de 2015, e no Brasil será transmitida pela Rede Globo após a exibição do reality show Big Brother Brasil, e pelo canal pago TNT a partir das 20h30, se quiser ver todas as categorias e todos os indicados clique aqui.

13 comentários:

  1. Li meio por cima os que eu ainda não vi, mas to curiosíssima pra ver o Boyhood! Só vi o trailer e alguns comentários e, mesmo sem ter assistido, to apostando nesse pro Oscar, só de pensar na ideia e na dedicação disposta no filme.
    Mas A Teoria de Tudo também é meu queridinho por enquanto, to atrás de ler o livro agora *-*
    Beijos! *:
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei Boyhood, uma pena que não ganhou! Quando assistir me conta se gostou! E quando ler o livro d'A Teoria de Tudo me conta tbm, porque tbm quero ler haha Beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. E aí, já assistiu? Se não, assiste sim porque é um amor e a atuação do Eddie Redmayne foi incrível!

      Excluir
  3. Eu nunca assisto o Oscar, então nem me importo muito. Não assisti nenhum dos filmes indicados mas quero muito ver Sniper Americano e também A Teoria de Tudo, que dizem que vai ganhar o Oscar. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo hehe Mas recomendo muito A Teoria de Tudo, não levou o Oscar, mas é ótimo! :) Beijos

      Excluir
  4. Não assisti nenhum desses indicados ao Oscar hahaha Mas quero muito assistir Sniper Americano (que só com o trailer eu já quase chorei e espero gostar) e A Teoria de Tudo, que também to afim de ler o livro ♥

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, já assitiu? Sniper Americano eu não curti muito, mas A Teoria de Tudo eu recomendo demais!! Beijos

      Excluir
  5. Oi Ale!

    Acredita que não vi nenhum deles? ahaahha Mas fiquei curiosa com A Teoria de Tudo, já que você gostou pra caramba <3 Espero que ganhe algum prêmio!

    Beijos
    www.carolice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! E aí, já assistiu A Teoria de Tudo? :) Todo mundo aqui querendo ver hahaha O Eddie Redmayne levou o prêmio de melhor ator por esse filme, super merecido! Se não assistiu ainda, recomendo muito! Beijos

      Excluir
  6. Sniper e a teoria de tudo eram meus favoritos. Para sempre Alice emociona demais. Aliais agora esperar o do ano que vem haha Eu criei um blog a pouco tempo, se tiver interesse e quiser passar lá vou ficar muito feliz! Verbalizarse.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi Para Sempre Alice, mas tô querendo muito assistir, ainda mais que a Julianne Moore levou o Oscar por ele. Vou dar uma passada no seu blog sim, e obg pela visita!

      Excluir
  7. Eu adoro assistir a cerimônia de premiação, é claro que eu tinha a minha história favorita: Sniper Americano, que eu considero os melhores filmes do Oscar 2015 , eu já vi mais de uma vez e ainda dizem que é as histórias mais comoventes do começo.

    ResponderExcluir

 
Oito Estações © Tema base por So Kawaii. Design por Mariana e Isabella | Tecnologia do Blogger.