Comprinhas na China

Foto: Google

Oi gente! Hoje vou falar sobre um assunto que tem interessado muitas pessoas: compras na China! Apesar do número de importações ter aumentado muito, ainda existe aquele medo: será que é confiável? 
Eu costumo comprar em dois sites: MiniInTheBox.com e AliExpress.com! Minhas experiências com ambos os sites foram positivas. Mas ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados. Vou reservar esse post para dar uma introdução sobre o AliExpress. Para começar, crie uma conta no Ali e veja só...


Pensem nele como um shopping. Há uma variedade de lojas, vendedores e produtos, então é preciso ficar atento as qualificações. Antes de comprar, procuro ler os feedbacks principalmente para ver se o produto recebido corresponde ao anunciado. Conforme o número de vendas e avaliações, o vendedor recebe: medalhas, diamantes e coroas, em ordem crescente, ou seja, coroas indicam que ele é mais experiente, portanto pode ser mais confiável.


Concluída essa parte de investigação sobre o produto e vendedor, vamos a parte que interessa: COMPRAR! 
Após selecionar as especificações do produto, irá abrir uma página para confirmar o endereço de entrega e o produto que você irá comprar. O AliExpress agora tem uma versão em português, o que facilita o entendimento. No final da página, você verá que há um box para entrar em contato com o vendedor. Isso é uma coisa muito importante: sempre manter contato com o vendedor. Então, naquele box indico que você deixe claro a cor, tamanho e afins sobre o produto que você está comprando. Claro, sempre em inglês!

Após conferir tudo, vamos para o pagamento. Nessa próxima página, você irá escolher a forma de pagamento. Antes, para comprar na China, era necessário um cartão internacional. Mas agora o AliExpress (bendito seja) abriu a opção de comprar por boleto. Pode ser um pouco mais demorado, porém é uma bela solução para quem ainda não tem cartão internacional. Lembrando que: o valor gerado no boleto é de acordo com a cotação do dólar do dia da compra. Já no cartão, o valor é definido de acordo com o dólar do dia em que ocorre o fechamento da sua fatura. Dica: procure não comprar acima de 50 dólares de uma vez, pois assim é menos chance de serem cobrados impostos sobre o produto. 

Depois disso, é só concluir a compra e esperar. E muitas vezes, a espera pode ser bem longa. Mas preste atenção ao prazo que o vendedor deu e caso ele esteja se esgotando, peça para aumentar. Aqui vai alguns status das compras:
Awayting payment/Aguardando pagamento: Status até que o pagamento seja reconhecido pelo AliExpress.
Awainting shipment/Aguardando envio: Status que fica até que o vendedor poste seu produto e forneça o código de rastreio.
Goods awainting acceptance/Mercadoria aguardando aceitação: Depois que o vendedor envia seu produto, esse status fica até que você receba seu produto.
Fund processing/Processando fundos: Depois de receber o produto, esse status aparece para liberar o pagamento para o vendedor. Em caso de disputa*, aparece esse status para mostrar o reembolso. Aliás, também pode aparecer esse status caso o vendedor não tenho enviado seu produto e você solicite a devolução do dinheiro.
Finished/Terminado: Transação terminada.
Dispute escalated/Escalar disputa: Caso você abra disputa e o vendedor não aceite, esse status aparece e significa que o AliExpress está resolvendo a situação.

*Disputa: Você abre disputa caso o produto comprado chegue com algum defeito, quebrado, diferente das especificações do anúncio e também se o vendedor não quiser estender o prazo. Serve para que seu dinheiro seja devolvido ou que um novo produto seja enviado para você. Mas só abra disputa caso não consiga resolver o problema diretamente com o vendedor, ok?

Por enquanto é isso! Esse é o básico sobre uma compra no Ali. Ainda há algumas dicas e detalhes mais específicos que em breve colocarei aqui no blog. Mas o AliExpress é um site simples, não é muito diferente de outros sites de compras online. 

Aproveite e boas compras!


7 comentários:

  1. Amo Comprar em Lojas Internacionais Mais Tem Que Ficar de Olho Para Nada de Errado acontecer Beijos Flor :) http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Mas fazendo tudo com cuidado dá pra aproveitar bastante haha. Beijinhos, May!

      Excluir
  2. Minha primeira vez e já fico fissurado com o blogger , realmente parabéns ha e sobre compras na china , eu comprei um dia desses pelo MiniInTheBox , já já faço post ... Parabéns e continue assim...
    - Hemisferioteen.blogspot.com
    @HemisferioTeen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom! Vou lá conferir o post depois então :) Adooooro MiniInTheBox também! Beijinhos, May!

      Excluir
  3. Sempre compro na china, amo, o que pesa é a demora :P
    beijos http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Eu (que sou ansiosa hahah) acho isso péssimo, mas quando chega vale a pena né?
      Beijos, May!

      Excluir
  4. Eu simplesmente amo comprar no aliexpress, posso dizer que sou quase uma viciada por isso, haha.
    O chato mesmo é ter que esperar no mínimo 30 dias úteis para chegar e algumas mercadorias acabam demorando uns 3 meses :( mas ainda assim vale super a pena.

    Beijos


    Blog | Fan Page

    ResponderExcluir

 
Oito Estações © Tema base por So Kawaii. Design por Mariana e Isabella | Tecnologia do Blogger.