Sobre trailers, trilogias e distopias


Não é por ser fã que digo que Jogos Vorazes revolucionou o mundo literário, eu digo isso porque, desde seu lançamento, as distopias vêm tomando cada dia mais força, tornando-se cada vez mais comuns nas estantes dos leitores. Detalhe: ao dizer isso, não estou tentando convencê-los de que a trilogia de Suzanne Collins é a melhor de todas, mas sim que ela abriu às portas para esse gênero literário cujo público não era tão grande quanto é agora.

Não sei se estou falando besteira, mas um dos principais motivos do sucesso de Jogos Vorazes foi a sua brilhante adaptação para a telona. Digo isso porque eu mesma só li a trilogia logo depois de ver o primeiro filme, o qual foi lançado em março de 2012, e não sei se teria me interessado nela se não tivesse o visto, mas isso sou eu, né hehe. Aproveitando essa brecha, antes de chegar onde eu quero gostaria de dizer que, apesar de muitos leitores serem contras às adaptações de livros para o cinema ou televisão, elas de fato ajudam na divulgação dos mesmo. Então não tenham preconceito com os filmes (ou séries) de suas sagas favoritas, com as pessoas que dizem ser fãs da série de livros sem terem a lido ou, principalmente, com as pessoas que conheceram o livro através do filme!

Agora voltando ao assunto do post, rs. Como eu disse, Jogos Vorazes teve a sorte (sorte?) de ter sido bem adaptado, fazendo sucesso suficiente para garantir os filmes dos segundo e terceiro livros da série. O segundo filme, Em Chamas, foi lançado em Novembro de 2013 e, se vocês me permitem usar esse termo, quebrou todas as estruturas de tão bom que foi HAHAHAHA. Desde então, a primeira parte da adaptação do terceiro livro (a Lionsgate resolveu dividi-lo em dois, para a felicidade/tristeza de todos) tem sido muito aguardada! Bom, parece que a produtora aproveitou toda essa ansiedade para nos torturar um pouquinho, porque até a madrugada dessa segunda (28/07) a única coisa relacionada ao filme de A Esperança - Pt. 1 que nós tínhamos era um site de Capital com algumas stills de moradores de Panem e vídeos de discursos do Presidente Snow ao lado de Peeta e Johanna. Tudo bem que não é pouco, mas só quem usufrui disso de verdade foram os fãs que acompanham todas as novidades. Faltava algo a mais na divulgação, o qual finalmente foi revelado no canal do youtube da Lionsgate: a todos que esperavam, a produtora soltou um teaser trailer oficial do filme! \o/

Como o próprio nome já diz o vídeo é apenas um teaser do trailer, mas traz cenas exclusivas do filme, mostrando personagens antigos, novos, a situação dos distritos, a movimentação dos "rebeldes", enfim... Cenas que amenizaram um pouco essa ansiedade, a qual só acabará de fato no dia 21 de Novembro desse ano. Chega de blá blá blá, vamos ao teaser!


Incrível, não? E só to falando isso porque não tem como expressar meus sentimentos por esse teaser aqui hahahah. Não sei se tem como, mas acredito que depois desse vídeo a procura pela trilogia vai aumentar mais ainda. <3

Falando em trilogias distópicas, trailers e fãs, gostaria de mostrar mais um caso de adaptação que me chamou bastante a atenção. Nessa terça (29/07) saiu o segundo trailer oficial da trilogia Maze Runner e, meu Deus do céu, juro que não sei onde meu fôlego parar. O filme vai sair em setembro desse ano, com Dylan O'Brien (Teen Wolf) e Kaya Scodelario (Skins) no elenco, e eu mal posso esperar para ver! 


Gostaria de saber se vocês já leram Maze Runner e indicam a leitura, porque não sei se vou aguentar de curiosidade até o filme, hehe, obrigada desde já! <3


4 comentários:

  1. Comigo foi o inverso que aconteceu com Jogos Vorazes. Várias pessoas já me recomendaram a leitura, falando que a trilogia é boa de verdade. Eu assistir o filme e não gostei, não sei dizer exatamente o que não me agradou, porque chegou em um ponto do filme que eu parei de prestar atenção, tanto que nem lembro do filme direito. Não sei se é isso que me desanimou, mas não sinto muita vontade de ler os livros, porem tenho que admitir que é uma história um tanto diferente.
    Quanto a adaptações de livros para o cinema, nunca coloco muita fé e não fico com grandes expectativas, porque sei que ele nunca será exatamente como é no livro. Mas também tento não me irritar com isso. É impossível passar 300 paginas (ou muito mais) de pura informação em um filme que vai durar três horas no máximo, não da pra passar detalhe por detalhe do livro sem que fique algo extenso e maçante. Quando eles adaptam uma obra pro cinema a unica coisa que pensam é no lucro, ou seja, o filme tem que tentar agradar o máximo de pessoa possível, então modificam algumas coisas, acrescentam outras, coisas que acham que vai agradar a massa popular. E apesar do fã do livro querer passar horas vendo um filme exatamente igual a história, independente se ele tivesse uma hora, ou dez (apesar de que acho difícil alguém aguentar um filme de dez horas), a pessoa que entrou naquela sessão porque era a unica que tinha não vai querer passar mais de três horas dentro do cinema vendo uma história que ele nunca ouviu na vida. Então entro na sala de cinema com as expectativas bem baixas, assim curto o filme e não saio totalmente desapontada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, desculpa por ter demorado tanto pra te responder! Quando eu escrevi uma resposta bonitinha e um tanto quanto comprida o google resolveu que não queria enviá-la e doeu, viu? huahuahuah Tive que esperar um pouquinho pra me recuperar e aqui estou toda preparada com meu ctrl+c e ctrl+v pra não perder o comentário de novo! :P

      Então, eu concordo que o primeiro seja bem chato em algumas partes, como aquela em que a Katniss tá afastada de todo mundo na arena, bleh. Mas, apesar disso, o enredo me cativou o bastante pra fazer com que eu tenha tido vontade de ler a trilogia e descobrir logo o que ia acontecer com a protagonista e toda Panem, hehe. Mesmo achando que a Katniss é um pouquinho mais chata nos livros, super indico a leitura (o segundo livro pra mim é o melhor <3).

      Te admiro por não criar muita expectativa nas adaptações, isso é um problema que eu to tentando resolver conforme elas vão me decepcionando huahuahua :\ Como eu disse, a única que me agradou 100% foi a de Jogos Vorazes mesmo. Apesar disso, continuo aguardando ansiosamente os filmes/séries de outros livros que adoro, como por exemplo Os 13 Porquês que, depois de uns 3 anos esperando novidades sobre o filme, descobri que vai virar uma série, já que, como você mesma disse, não tem como explorar bem uma história de 300 páginas em 2 horas (curiosamente, o autor também disso isso em um vídeo!). Achei lindão da parte dele, mesmo não sabendo o que esperar da adaptação hahaha <3 Aliás, você conhece esse livro?
      Enfim, muito obrigada por dedicar seu tempo lendo e comentando meu post, chuchu, isso me deixou feliz pra caramba, hahahah! Beijos <3

      Excluir
  2. Bom eu prefiro ver o filme claro que eles ocultam muitas coisas que acontecem no livro, mas to só pelo terceiro filme da série!!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles ocultam bastante coisa mesmo, mas não tem como resumir 300 páginas em duas horas, como a Gabriela Teixeira comentou acima :\
      Eu também to muito ansiosa pelo terceiro filme, espero que seja tão impactante quanto o livro hehe ^^

      Excluir

 
Oito Estações © Tema base por So Kawaii. Design por Mariana e Isabella | Tecnologia do Blogger.